Adolescents

Adolescents

Le catéchisme au sanctuaire est ministré en portugais/français pour les enfants d’origine lusophone. C’est nécessaire que les enfants comprennent déjà le portugais, même si les catéchistes soient bilingues. Nous suivons intégralement le parcours officiel du catéchisme approuvé par la Conférence des Évêques Portugais.

2ª fase | 4º, 5º e 6º anos: Domingo às 9h30, seguido da missa dominical às 11h00

4º ano: « Onde moras ? »

5º ano: « Sereis o meu Povo »

6º ano: « Creio em Jesus Cristo»

Esta fase inicia-se pela descoberta da Bíblia e da importância da Palavra de Deus como fonte de Vida e felicidade para o cristão: Deus fala-nos e entra em diálogo connsoco.  Continua com a descoberta da dimensão eclesial – colectiva e familiar da Fé: não somos filhos sózinhos, mas membros de um Povo, o Povo de Deus! Termina, normalmente, com a celebração da Festa da Fé (antigamente também chamada de Comunhão Solene e Profissão de Fé).

3ª fase | 7º e 8º anos: Domingo às 9h30, seguido da missa dominical às 11h00

7º ano: « Projecto + »

8º ano: « Somos + »

Esta fase é importante na transição da primeira adolescência para a segunda, valorizando-se a progressiva consciência de ser-se membro da Igreja, Corpo de Cristo, e da dimensão pessoal e comunitária da Profissão de Fé feita cada Domingo, para ser vivida cada dia. E procura-se ligar a vida diária (com todas as dimensões e aspectos) à fé em Cristo: somos membros d’Ele e com Ele filhos muito amados de Deus Pai, na comunhão do Espírito Santo.

4ª fase | 9º e 10º anos: Domingo às 9h30, seguido da missa dominical às 11h00

9º ano: « O desafio de Viver »

10º ano: « A alegria de Crer »

Entramos na fase final da catequese, com a Confirmação no horizonte. Não se trata de preparar mais uma festa ou a « terceira comunhão », como erradamente se diz. Trata-se de ajudar o adolescente a perceber que o seu corpo, coração, inteligência e alma são habitados pelo Espírito Santo e a sua existência, material e espiritual, participa da vida divina cuja medida cheia e plena vai receber pelo dom do Espírito Santo. Consolida-se, pois, os ensinamentos fundamentais da moral cristã: viver em Cristo e com Cristo. E a fé como escolha diária a fazer-se: crer com alegria em Jesus, que faz ser feliz. Esta faze termina. normalmente, com a celebração do sacramento da Confirmação (ou crisma) no primeiro momento oportuno, de acordo com a caminha e decisão pessoal do jovem catequizando.

Após a Confirmação é proposto aos adolcescentes integrarem o Grupo de Jovens e fazer a experiência do Convívio Fraterno, movimento católico internacional de origem portuguesa e presente em vários países. Em França, tem sede no santuário, cujo Reitor é o director espiritual, a pedido do seu fundador, um sacerdote português.