Informação catequese 2017-2018

Queridos Pais (pai e mãe), caríssimas famílias,

Paz e bem!

O nosso Santuário segue o programa oficial da catequese, aprovado pelos Bispos de Portugal e em uso no nosso País. Os catequistas recebem uma formação exigente, acompanhados na sua missão pelo Reitor. Procuramos a excelência na catequese que propomos às famílias: reunião mensal dos catequistas para oração, formação e entreajuda, acompanhamento próximo dos pais e aprofundamento da sua Fé, aproveitando a sua presença para a catequese dos filhos; apelo firme a uma sincera integração na vida da Igreja (não se é católico sem a oração e a prática sacramental, sobretudo da Eucaristia dominical e da confissão e perdão dos pecados, completada pela prática da caridade).

Os pais são acompanhados ao longo do percurso dos filhos para que possam ser as primeiras testemunhas de Jesus e do Seu amor, bem como pessoas felizes na sua vida conjugal, familiar e profissional. Na fidelidade aos apelos do Papa e das indicações dos nossos Bispos, o acompanhamento que fazemos através das reuniões e actividades procura construir uma vivência da fé católica esclarecida, aprofundada e feliz, adaptada ao tempo presente.

O actual grupo de catequistas, além do encontro em cada mês ao longo do ano, tem recebido nos anos recentes formação em psicologia da infância e dos adultos (relacionamento e gestão dos afectos); formação doutrinal e teológica; desenvolvimento de boas práticas na catequese; ligação da fé à vida, a partir da leitura explicada e rezada da Palavra de Deus…

Cada ano de catequese é avaliado e preparado. Embora sigamos o programa oficial português completo (dez anos até à Confirmação) procuramos usar de criatividade para inovar na catequese. Dentro do possível, a nossa catequese integra-se nas actividades da Diocese de Paris, a que pertencemos. Não somos uma “ilha” isolada e separada da Igreja universal.

Porque a nossa felicidade é um assunto muito sério para Deus, também a educação da Fé das famílias e dos seus filhos pede de nós seriedade, dedicação e exigência.

Ainda pode inscrever o seu filho na catequese portuguesa: após a missa dominical das 11h, no Acolhimento / Secretariado (lado direito da igreja).

Bem-vindos! Contai connosco e nós agradecemos também a vossa colaboração.

Divulgue esta informação junto de amigos e conhecidos portugueses.

Em caso de dúvida não hesite em vir falar connosco. Até breve…

A catequese começa habitualmente no último fim-de-semana de setembro: sábado, às 17h30, e domingo, às 9h30, seguida da missa dominical no horário habitual.